Por Geovana Fraga – Repórter Colaboradora
Na noite desta quarta-feira (9), o Visit Center of Portugal promoveu um jantar em um dos mais altos restaurantes do centro de São Paulo, no 30º andar de um prédio na Alameda Santos, o The View Bar que oferece a melhor vista panorâmica do lado nobre da região, foi prestigiada por agentes de viagens que se fez presente para uma breve reunião mostrando as novidades do destino.
Portugal é um dos 10 destinos mais visitados do mundo pelos brasileiros. Sua horizontalidade se expande pelos atrativos mais variados dentro do País. A importância de vivenciar uma experiência artesanal e a proximidade com a língua portuguesa que soa tão familiar flerta com os sonhos dos brasileiros conhecerem um pedaço da Europa que traz afinidade e oferece muita diversão.
“O centro de Portugal, em 2019, que é o nosso ano de referência antes da Pandemia, tivemos praticamente 250 mil brasileiros a dormir no centro de Portugal. A nossa missão é aumentar esse número de brasileiros para Portugal”. “E essa é a proposta que trazemos hoje, no sentido de que estamos a trabalhar agora para em 2023, passarmos dos 300 mil brasileiros só no centro de Portugal.” afirma Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal
Durante o evento, conhecemos o que fazer em Portugal, onde ficar e os destinos internos!
Partindo da singularidade, foi aprofundado Coimbra, conhecida por ser a cidade universitária, Aveiro, a famosa Veneza Portuguesa, Nazaré, a cidade do Surf entre outras que contribuem para uma porcentagem equivalente a 100% de procura do turismo. Através disso, as experiências gastronômicas fazem parte disso como peça fundamental para apreciar uma excelente hospitalidade.
“Queremos acreditar que é essa proposta que trazemos hoje aqui para São Paulo, um destino que está a se descobrir, mais moderno, mais contemporâneo, mais sofisticado. É esta a proposta que trazemos aqui pra este jantar, para que as pessoas não só passem a conhecer melhor o centro de Portugal, mais também é possível fazerem bons negócios”, destaca o executivo.
“Estamos investindo em Operadoras, no caso da CVC e em outras organizações, outras empresas, outras empresas fortes como é o caso da CVC. Queremos chegar ao consumidor final, sabemos a força que tem a CVC, os seus agentes, os seus operadores, para o contato com o público”, finalizou Pedro Machado.
Do outro lado da moeda, o Lucas Novaes, representante da CVC Corp, relata que “Portugal continua sendo o destino internacional número um dos brasileiros, ainda mais agora com a retomada forte do turismo, nós temos o que é muito forte que é o turismo religioso para Fátima. O apoio das pessoas de lá em acreditarem na CVC é muito grande. Nós somos a única operadora no Brasil que temos dois funcionários, um negociador, e um gestor de qualidade em destinos, dois funcionários que ajudam a gente a resolver e conversar diretamente com os fornecedores.”
Já o gestor de produtos, Alexandre Mesquita, do consulado de Portugal, reafirma a aura diferenciada de um agente ao instruir o viajante a sentir a essência fiel de Portugal. Uma coisa que sempre se perguntamos quando vamos viajar, pensando além da parte econômica, quanto tempo é suficiente para ficar e conhecer o lugar? Alexandre reafirma que é necessário um roteiro personalizado, para que não perca 10 horas em uma estrada.
“Sempre quando se trata de Portugal se você tem um tempo de 3 a 4 dias, escolha uma cidade e fique nessa cidade e aproveite essa cidade! Se você tem de 5 a 8 dias, dá pra fazer uma região como por exemplo, escolher a região do centro e explorar essa região, e se você tem de 10 até 12 dias dá para fazer de 2 até 3 regiões dependendo o interesse do cliente, mas evitem que se faça em 7 dias 10 cidades porque não vai aproveitar. Portugal é um país pra se curtir, é um país pra que se vá conhecendo devagar e, quando a gente vai pra regiões como a do centro é aí que você vê a essência de Portugal e a diversidade que existe no País” comenta Alexandre.
Imagem em destaque: Equipe do Visit Center of Portugal e Lucas Novaes , da CVC Corp – (Foto: Geovana Fraga)